Quantidade de Páginas visitadas

A Célula: Partes de uma Célula
A Professora Rosalina, da disciplina de Ciências, realizou um trabalho com os alunos do 8º A, do período vespertino, a respeito do conteúdo: Célula. 

O trabalho objetiva-se em compreender que as células são unidades vivas e que dentro delas encontram-se as organelas responsáveis pelas atividades vitais à vida, e a partir daí, o funcionamento do corpo humano.

A utilização dos modelos educativos como instrumentos pedagógicos mostraram-se um excelente recurso na construção do conhecimento científico, além de ser motivador.

Lindos os trabalhos!!!

Parabéns a todos!!!!















O Paisagismo Como Instrumento de Preservação Ambiental e a Melhoria do Aspecto Visual do Ambiente
"O Paisagismo Como Instrumento de Preservação Ambiental e a Melhoria do Aspecto Visual do Ambiente". Este é o belo projeto que as professoras da disciplina de Ciências, Rosalina e Salete, realizaram com os alunos, e sobretudo, minimização do impacto do Som e do Sol nas salas de aula. O principal objetivo foi o de criar um ambiente aconchegante, bonito, agradável, livre de ruídos, do excesso de calor, luz externa e contribuir com o meio ambiente. Para tal finalidade foi elaborado um projeto de jardinagem, onde contemplamos várias espécies de plantas ornamentais apropriadas a esse tipo de ambiente. Dentre elas, destacaram-se os Podocarpos, a Moreia, a Gardênia, Lírio da Paz e a Grama. 

O novo visual apresentado na jardinagem vem desenvolvendo mudanças de atitudes e de conscientização dos alunos, que não pisam na grama recém plantada e demonstram interesse em revezar no aguar das plantas.

Este Projeto, além de tudo, é uma forma de conscientizar os alunos sobre a preservação e o cuidado com o meio ambiente, imprescindíveis para a manutenção da vida no planeta!!

Parabéns às Professoras Rosalina e Salete pela iniciativa deste projeto importante e relevante para toda a comunidade escolar!!

Parabenizamos os alunos que estão cuidando e zelando pelo crescimento e manutenção das plantas!!

Somando esforços é que crescemos!!!





















Prevenção À Vítima de Depressão e Feminicídio



A Professora Suelen Almeida, da disciplina de Arte, ministrou um belo trabalho de prevenção À vítima de Depressão e Feminicídio", com os alunos do 2ºA e 2ºB.

A sociedade precisa enfrentar os problemas e buscar soluções plausíveis para cada caso, nunca menosprezando a vítima.

Os alunos elaboraram cartazes e caixas com frases de impacto como:

- Diga não a depressão! 

- Existe ajuda! Não desista!

- A depressão não é fraqueza, não é falha de personalidade, não é preguiça.

- A depressão não é culpa sua. Não é mau humor! 

- Disque ajuda #188. 

- Feminicídio é crime! Denuncie!



Os alunos viram que toda mulher independente da classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo- lhe assegurada a oportunidade de viver sem violência, preservando a sua saúde física e mental!

Em caso de violência contra a Mulher, utilize o "Disque Denúncia #180!


O aluno Felipe Moura, do 2ºA, elaborou a letra de uma música em homenagem à sua Mãe. Confira nas fotos!


Parabenizamos a Professora Suelen pelo excelente desenvolvimento do trabalho e pela intensa participação dos alunos!!

Sem dúvida, fizeram a diferença!!























"Dia de Conscientização do Autismo"
No dia 02/04 foi comemorado o "Dia de Conscientização do Autismo".

Nosso aluno Rangel do 7º ano, fez uma bela apresentação para os Professores.

Além de declamar o poema do Autismo, apresentou o poema de sua autoria: " Respeito à diversidade".

Foi uma belíssima apresentação que arrancou sorrisos e também lágrimas!!

Rangel, carinhosamente entregou lembrancinhas a todos


Parabéns!!!! Foi lindo!!















Patrulha Escolar
Agradecemos imensamente a Patrulha Escolar pelas palestras realizadas com os segundos anos A, B, C. Os temas abordados foram: Bullying, Indisciplina e Violência.









Café da Manhã para os Alunos
 No dia 02/04 a Direção do Colégio fez uma surpresa para os alunos.

Os alunos receberam um delicioso café da manhã feito com carinho pelas cozinheiras!

Comunicamos que a partir de hoje, todos os dias serviremos o café da manhã para todos os alunos!

Aproveitem, vocês merecem!!









“Aprender na Prática o Significado da palavras TEXTO.”
Professora Eliane Sperandio da disciplina de Língua Portuguesa, desenvolveu um trabalho inovador com suas turmas.

“Aprender na prática o significado da palavras TEXTO.”

Objetiva-se a identificar o vocábulo e sua importância na distinção de gêneros textuais e a escrita de diversidade de gêneros.

Trabalhos incentivam a criatividade e a inteligência!

Parabéns aos alunos e à professora!!



Produção de Texto
A Professora Eliane Sperandio da disciplina de Língua Portuguesa, realizou um trabalho de Produção de Texto com o Gênero Instrucional, com os alunos do 9º ano.


O trabalho objetiva-se em conhecer, observar e produzir o texto com o Gênero Instrucional, levando em conta as características do gênero e as condições de produção.

Parabéns aos alunos e à Professora pelo excelente trabalho!!




 
Portfólio: Corpo Humano
Para facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina de Ciências, torna-se imprescindível abordar os conteúdos de forma instigadora, a fim de despertar o interesse dos estudantes. Nesse contexto, a professora Rosalina abordou alguns conteúdos do 8º ano turma “A” do período vespertino, de forma diferenciada. A cada sistema estudado o aluno realizava seus respectivos desenhos e destacava os nomes de cada órgão, material esse preparado para confecção de um portfólio do corpo humano. Na data agendada para a realização da prova cada aluno montou o seu portfólio obedecendo a seguinte ordem dos sistemas: o sistema reprodutor, digestório, respiratório, circulatório, sangue, urinário, pele, ossos e músculos. Além disso, cada aluno fez uma autoavaliação do trabalho desenvolvido ao longo do ano que foi anexada no Portfólio. Os trabalhos demonstraram que os conteúdos estudados por meio de modelos dos Sistemas do Corpo Humano despertaram nos alunos interesse pelas aulas e facilitou a compreensão dos conteúdos.

Inglês na Música
A Professora Delza ,da disciplina de Inglês, realizou um projeto maravilhoso, inovando a metodologia de ensino aprendizagem com seus alunos.

Trabalhou gramática, tradução, leitura e compreensão textual numa música com todas as turmas, e o resultado foi maravilhoso!

A Professora, tocou violão e cantou com seus alunos, músicas em inglês. A participação de todos foi excepcional!


Parabéns Professora Delza por seu belo trabalho, dedicação e amor pela Educação!
Premiação da OBA
No dia 22/11, na sede da Prefeitura Municipal de Arapongas, deu-se a premiação da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Nosso aluno, Marcos do 9°A, recebeu, honradamente, a Medalha de Ouro e foi selecionado a participar da fase Latina e Internacional. Vinícius, do 9°A, recebeu a Medalha de Prata.

Nossos Medalhistas de Bronze, foram: Beatriz, do 9°ano A;

Ana Beatriz do 8°ano A;

Maria Eduarda do 9°ano B;

Ronaldo do 9° ano C.

Parabenizamos todos os alunos pela dedicação, estudo e conquista!

Agradecemos às Professoras que trabalharam com afinco, com seus alunos!!!!

Estamos orgulhosos de nossos alunos, vocês fazem a diferença!!!

Parabéns!!!!
Projeto Não à Dengue
As professoras, Madalena da disciplina de Matemática e Rosalina de Ciências, à frente do Projeto Não à Dengue, convidaram Daiane, profissional da área da Saúde do município de Arapongas, para ministrar uma palestra aos alunos dos 9º anos, período matutino. Foi enfatizado a gravidade da Dengue, Zika e Chikungunha, o modo de transmissão, sintomas, tratamento, prevenção e óbito. Além disso, salientou o aumento de casos de escorpiões na cidade de Arapongas, apresentando exemplares e os riscos que oferecem à população quando negligenciado.

O projeto contou ainda com a confecção de cartazes pelos alunos, que fizeram um levantamento do número de casos de dengue por bairros, cidade e estado.

Ficou evidente que a conscientização da população é o principal meio para minimizar os casos das doenças.

Parabéns às Professoras Rosalina e Madalena pela relevância e importância deste Projeto!





Premiação XL Olimpíada Brasileira de Matemática
 

Hoje, dia 09/11/18, foi um dia importante para o Colégio Marquês e principalmente para o aluno Jonas Navero Crisóstomo, do 3º ano do Ensino Médio.

Na escola Gastão Vidigal, em Maringá, tivemos a premiação da XL Olimpíada Brasileira de Matemática, onde nosso aluno Jonas, recebeu a Medalha de Bronze, pelo seu excelente desempenho na Olimpíada.

Jonas, acumula em seu currículo escolar, seis medalhas na Olimpíada de Matemática, sendo:

- 1 de Ouro em 2016;

- 2 de Prata em 2011 e 2012;

- 3 de Bronze em 2013, 2014 e 2017 (que recebeu no dia de hoje).

Em Apucarana, ele também obteve 2 Medalhas de Prata e 5 de Bronze.

Estiveram presentes, a família de Jonas, os pais Anilton e Angélica e seu irmão mais novo, Abner; o Diretor Nilson Martins Ribeiro, que prestigiaram o evento, rendendo as devidas homenagens à ele.

“Parabéns Jonas, pela sua vitória, fruto de seu estudo, sua dedicação e inteligência!!

Congratulamos a família pelo apoio e incentivo à sua formação escolar. O papel dos pais, sempre é importante e imprescindível na vida escolar de seus filhos.

Desejamos uma vida repleta de sucessos e vitórias!!!




AULAS ALÉM DA SALA DE AULA
AULAS ALÉM DA SALA DE AULA



O Projeto: “Aulas Além da Sala de Aula” contou com a participação de todos os professores dos 9º anos do período matutino. O trabalho teve início com apresentação do filme “Estrelas Além do Tempo”, que aborda a discriminação de gênero, a discriminação racial, o auge da corrida espacial travada entre os Estados Unidos e a Rússia durante a Guerra Fria.

O tema respaldou discussões e registros escritos a respeito da discriminação racial e de gênero, e também sobre os avanços tecnológicos que o mundo teve a partir da corrida espacial na década de 60. Além disso, as professoras Eliane Maria Sperandio, professora de Língua Portuguesa e Rosalina S. C. Surek, professora de Ciências; elaboraram uma Feira de Ciências com os temas: conservantes de alimentos, implantes coclear, lentes fotográficas, membros artificiais, painel solar, palmilhas, papinhas para bebês, pneus, satélites de comunicação, sistema de antiformação de gelo em aviões, software, termômetro e tomografia, tecnologias essas que “nasceram” devido a necessidade do homem viajar para o espaço. Nesse contexto, cada grupo escolheu um tema e se aprofundou na pesquisa, na busca de materiais que fizesse uma conexão da tecnologia utilizada na década de 60 com a tecnologia atual, contatos com pessoas detentora de objetos antigos que pudessem dar suporte na apresentação dos trabalhos, visita e entrevista ao museu da cidade, entrevista com professora do Centro de Atendimento à Surdez, de forma a se inteirar das vantagens e desvantagens do aluno que recebera o implante coclear, entre outros.

Nessa perspectiva, o filme propiciou aos alunos uma reflexão a respeito do que eles almejam para o futuro, a importância de termos um objetivo na vida e como a determinação é essencial para que estes sejam alcançados, estabeleceram uma relação entre os conhecimentos prévios com as novas hipóteses a respeito da discriminação racial, da discriminação de gênero, a 1ª viagem espacial dos EUA, a inovação tecnológica, entre outros.

O projeto foi prestigiado pela diretora, pelos professores, pelos funcionários e alunos do ensino médio. O encerramento dar-se-á com a apresentação de duas músicas dos anos 60, “Estúpido Cupido” e “Stand By Me” cantadas e instrumentalizadas pelos alunos dos 9º, 8º, 7º e 6º anos, sob orientação e participação da professora Eliane Maria Sperandio e do senhor Gerônimo (pai de aluna participante).

Agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram com a idealização e concretização deste Projeto: “Aulas além da sala de aula”.

Fotógrafas: Professora Cecília e Yael.

Parabéns às professoras envolvidas e aos alunos pelos belos trabalhos!



Aluno Padrão Rotary Club Arapongas
Na noite de 07/11/18, tivemos a premiação do Aluno Padrão 2018, pelo Rotary Club Arapongas.

Orgulhosamente, parabenizamos nosso aluno Jonas Naveros Crisóstomo, do 3° ano do Ensino Médio, que foi premiado!!

Parabéns pela dedicação e empenho ao estudo!!!

Parabéns à família de Jonas, pelo apoio; aos Professores e Direção envolvidos no processo de ensino aprendizagem!











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito