Quantidade de Páginas visitadas

NOSSAS RAÍZES
A Professora Lisete, da disciplina de História, desenvolveu vários trabalhos com os alunos dos 9º anos (ABC), destacando os MOVIMENTOS DE EMANCIPAÇÃO NA ÁFRICA - Luta por justiça, diversidades culturais e divisões políticas, a difícil independência, a história de vida de Nelson Mandela. Na seqüência, a Cultura Afro no Brasil, sua importância e movimentos, ressaltando que o ensino da história e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Brasil, sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. Partindo deste enfoque, chegamos na valorização dos legados afros em nosso dia-a-dia, e como não poderia deixar passar, a culinária (entre outros) foi muito considerado pelos alunos. Atualmente, os pratos e os temperos da cozinha negra fazem parte da nossa alimentação. São saboreados no dia-a-dia e também nas festas populares. Assim, os alunos escolheram um item da culinária africana para sua execução em casa e degustação em sala de aula. Parabéns à Professora Lisete, pela excelente metodologia e aos alunos pela dedicação e empenho no trabalho.
Estudando o Japão
Estudando o início da Civilização japonesa no Japão, nas aulas de História com a Professora Lisete, os alunos dos 6º anos (ABCDE) se interessaram pela cultura japonesa em nossa região, após estudos, pesquisas, debates e reflexões. Os alunos perceberam que a Cultura Japonesa no Brasil é resultado das várias ondas de imigração provenientes do continente asiático com a chegada dos navios. Após as pesquisas e documentários, surgiu o interesse dos alunos pelo origami e foi realizada uma atividade de dobradura (a Pomba da Paz com apoio das professoras de Arte, Heloísa e Patrícia) e uma degustação de um item da culinária japonesa, o sushi, onde muitos apreciaram e aprenderam a valorizar mais uma etnia que faz parte do crescimento do nosso país.
Maquete sobre Átomos
Modelos de átomos elaborados pelos alunos do 9°A, na disciplina de Ciências, sob orientação da Professora Rosalina.

Parabéns pelo belo trabalho!!!
Cápsulas para o Futuro
Após a leitura do livro: "A Mala de Hana" de Karen Levine, o qual mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto e envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia ( atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 40. Os alunos do 6° ano A, B e C produziram um texto que remete às ações que Hana e seu irmão George praticavam até o Holocausto, uma lista do que queriam ser e ter e do que eles não gostavam. E depois enterraram em uma espécie de Cápsulas para o Futuro, e assim quem sabe um dia, irão relembrar o que viveram e evidenciaram durante o período do 6°ano.

A Professora Eliane Sperandio orientou o trabalho inovador com os alunos!!!

Parabéns à Professora e aos alunos pelo envolvimento!!!

Maquete sobre Átomos
Modelos de átomos elaborados pelos alunos do 9°A, na disciplina de Ciências, sob orientação da Professora Rosalina.

Parabéns pelo belo trabalho!!!
Projetos em Física
Os alunos confeccionaram equipamentos físicos sob a orientação da Professora Patrícia Livrari. Parabenizamos os alunos pelos excelentes trabalhos e a professora pela iniciativa!

Aulas de Física
Análise de Redação
Os alunos dos terceiros anos participaram de uma análise da redação nota 1000 do ENEM 2016, feita com a professora Marinalva de Língua Portuguesa. Tivemos a presença do candidato Otávio Augusto Nasser, aprovado em Medicina na Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa. Foram momentos preciosos em que os alunos fizeram perguntas sobre o ENEM, sobre técnicas de estudo, dicas de leitura e escrita da redação, bem como assuntos pertinentes ao estudo e determinação de cada pessoa ao buscar seus sonhos.

Parabéns ao jovem Otávio, à professora Marinalva, e sucesso a todos os alunos do Marquês!!
Maquetes sobre Relevos
Os alunos do 2º ano da manhã, sob orientação da professora Roseli, confeccionaram maquetes sobre os 3 tipos de relevos: Planalto, Planície e Depressão. O objetivo do trabalho foi a interação em grupo e fixação do conteúdo estudado de forma prática. Desta forma, os alunos estudaram a origem, evolução e os processos que originaram as elevações no relevo.

Parabenizamos os alunos pela bela apresentação das maquetes e à professora Roseli pela dinâmica.
Texto
A professora Eliane Sperandio, e professora Rosalina desenvolveram um belo projeto interdisciplinar (Ciências e Língua Portuguesa), com os alunos dos 6° e 9°anos, a fim de ampliar o repertório dos mesmos para análise e interpretação textual, sobre o real significado da palavra Texto.

Para escrever, devemos tecer o texto, entrelaçar as ideias, formar a trama. E este tecido pode ser sustentável e aí a disciplina de Ciências dá sua contribuição.

Parabéns aos alunos e às professoras!!!

Programa de Aceleração de Estudos
Reunião com os pais do 8ºE que fazem parte do programa de aceleração de estudos onde fizemos o repasse do resultado de final do ano.

Parabéns aos alunos e professores pela dedicação e empenho!!

Meta A no Colégio Marquês de Caravelas
No dia 10/12, tivemos o "META A", um evento onde a comunidade escolar é convidada a assistir atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano. Sob a supervisão e orientação dos professores, foram apresentados música, canto, contos, dança, teatro, exposições de trabalhos e entrega de medalhas para os alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Parabéns a todos os Professores, Equipe Multidisciplinar, Equipe Pedagógica, Direção e Alunos que participaram ativamente!!!

Os alunos puderam mostrar seus talentos e dons, além de refletirem sob questões culturais e sociais!!!

Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no Marquês
A Equipe Multidisciplinar do Colégio Marquês de Caravelas, promoveu debates, exposições, palestras, desfiles, artesanatos, culinárias, inúmeras estratégias de ações pedagógicas para a construção de uma cultura popular que conhece, reconhece, valoriza e respeita a diversidade étnico-racial e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. Toda a comunidade escolar reconheceu o trabalho desenvolvido como um caminho para construção de uma educação de qualidade.

Projeto "Integrando pela Oralidade - Profissões "
O Colégio Marquês realizou no dia 09 de agosto o Projeto "Integrando pela Oralidade - Profissões ". O evento contou com depoimentos de profissionais dos mais variados campos de atuação, que indicaram suas experiências e os desafios da carreira escolhida. As palestras abordaram campos do trabalho como psicologia, nutrição, arquitetura, direito, engenharia civil, odontologia, fisioterapia, jornalismo, assistência social e farmácia. A Professora, responsável pelo projeto, Liliane Viana Fornel, buscou profissionais das áreas de interesse dos alunos dos terceiros anos do período matutino. A ação teve por objetivo proporcionar aos estudantes uma oportunidade de ouvir e vivenciar tudo que ocorre nas faculdades, graduações e com os profissionais do mercado, além de oferecer embasamento para sua futura escolha profissional.

Teatro Gil Vicente
Como compreender Literatura “Humanismo” sem vivenciar o Teatro de Gil Vicente?

Foi assim através da dramatização que a aprendência deste Período Literário aconteceu. Os primeiros anos do Colégio Marquês de Caravelas, por meio da dramatização, nos apresentou alguns autos como: A farsa de Inês Pereira, O auto da barca do inferno e Auto da Lusitânia.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito