Quantidade de Páginas visitadas

Sistemas do Corpo Humano
Para garantir o letramento na disciplina de Ciências, faz-se necessário abordar os conteúdos de forma criativa e desafiadora, a fim de despertar o interesse dos estudantes. Nesse contexto, a Professora Rosalina, abordou alguns conteúdos do 8° ano, turma B, de forma diferenciada. A cada sistema estudado, o aluno realizava seus respectivos desenhos dos Sistemas do Corpo Humano. Material esse, preparado para confecção do modelo do corpo humano.

Na data agendada para prova, cada aluno colocou as partes previamente desenhadas sobre o contorno do seu próprio corpo em um papel Craft. Após a montagem, cada aluno fez uma autoavaliação do trabalho desenvolvido.

Os trabalhos revelaram que os conteúdos estudados, por meio de modelos dos Sistemas do Corpo Humano, despertou no aluno interesse e entusiasmos pelas aulas e facilitou a compreensão dos conceitos.

Parabéns à Professora Rosalina pelo excelente trabalho!!!!

Parabéns aos alunos, que desenvolveram belíssimo trabalho!!!














Teatro de Bonecos
A Professora Eloísa, da disciplina de Arte, realizou com os alunos do 6ºA, B,C e D, um Teatro de Bonecos, com textos baseados em Contos Africanos.

Parabéns à professora!!!!

Parabéns aos alunos pelo lindo trabalho!!!!



Unidos Contra a Dengue
Unidos Contra Dengue



As professoras Rosalina, da disciplina de Ciências, com a colaboração das professoras Yael, de Educação Física e Zaira, de Artes, realizaram algumas atividades na Semana Nacional de Mobilização do Setor da Educação, Assistência Social e Saúde no Combate ao Aedes Aegypti.

Dentre as atividades realizadas destacaram-se uma pesquisa a nível nacional dos casos de Dengue, Chikungunya e febre Zika para a elaboração de gráficos, mural com slogan, mutirão de limpeza no pátio do colégio, teatro e uma paródia. Seu principal objetivo é o de conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar local para a importância de se fazer a prevenção e o combate do Aedes.

As atividades envolveram os alunos do 6º ano turma D, que realizaram os slogans sobre a Dengue e o mutirão de limpeza no pátio. Alguns alunos do 8º ano turma B, realizaram a pesquisa com a elaboração dos gráficos, e outros participaramdo teatro intitulado “Unidos Contra a Dengue”.
NOSSAS RAÍZES
A Professora Lisete, da disciplina de História, desenvolveu vários trabalhos com os alunos dos 9º anos (ABC), destacando os MOVIMENTOS DE EMANCIPAÇÃO NA ÁFRICA - Luta por justiça, diversidades culturais e divisões políticas, a difícil independência, a história de vida de Nelson Mandela. Na seqüência, a Cultura Afro no Brasil, sua importância e movimentos, ressaltando que o ensino da história e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Brasil, sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. Partindo deste enfoque, chegamos na valorização dos legados afros em nosso dia-a-dia, e como não poderia deixar passar, a culinária (entre outros) foi muito considerado pelos alunos. Atualmente, os pratos e os temperos da cozinha negra fazem parte da nossa alimentação. São saboreados no dia-a-dia e também nas festas populares. Assim, os alunos escolheram um item da culinária africana para sua execução em casa e degustação em sala de aula. Parabéns à Professora Lisete, pela excelente metodologia e aos alunos pela dedicação e empenho no trabalho.
Estudando o Japão
Estudando o início da Civilização japonesa no Japão, nas aulas de História com a Professora Lisete, os alunos dos 6º anos (ABCDE) se interessaram pela cultura japonesa em nossa região, após estudos, pesquisas, debates e reflexões. Os alunos perceberam que a Cultura Japonesa no Brasil é resultado das várias ondas de imigração provenientes do continente asiático com a chegada dos navios. Após as pesquisas e documentários, surgiu o interesse dos alunos pelo origami e foi realizada uma atividade de dobradura (a Pomba da Paz com apoio das professoras de Arte, Heloísa e Patrícia) e uma degustação de um item da culinária japonesa, o sushi, onde muitos apreciaram e aprenderam a valorizar mais uma etnia que faz parte do crescimento do nosso país.
Maquete sobre Átomos
Modelos de átomos elaborados pelos alunos do 9°A, na disciplina de Ciências, sob orientação da Professora Rosalina.

Parabéns pelo belo trabalho!!!
Cápsulas para o Futuro
Após a leitura do livro: "A Mala de Hana" de Karen Levine, o qual mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto e envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia ( atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 40. Os alunos do 6° ano A, B e C produziram um texto que remete às ações que Hana e seu irmão George praticavam até o Holocausto, uma lista do que queriam ser e ter e do que eles não gostavam. E depois enterraram em uma espécie de Cápsulas para o Futuro, e assim quem sabe um dia, irão relembrar o que viveram e evidenciaram durante o período do 6°ano.

A Professora Eliane Sperandio orientou o trabalho inovador com os alunos!!!

Parabéns à Professora e aos alunos pelo envolvimento!!!

Maquete sobre Átomos
Modelos de átomos elaborados pelos alunos do 9°A, na disciplina de Ciências, sob orientação da Professora Rosalina.

Parabéns pelo belo trabalho!!!
Projetos em Física
Os alunos confeccionaram equipamentos físicos sob a orientação da Professora Patrícia Livrari. Parabenizamos os alunos pelos excelentes trabalhos e a professora pela iniciativa!

Aulas de Física
Análise de Redação
Os alunos dos terceiros anos participaram de uma análise da redação nota 1000 do ENEM 2016, feita com a professora Marinalva de Língua Portuguesa. Tivemos a presença do candidato Otávio Augusto Nasser, aprovado em Medicina na Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa. Foram momentos preciosos em que os alunos fizeram perguntas sobre o ENEM, sobre técnicas de estudo, dicas de leitura e escrita da redação, bem como assuntos pertinentes ao estudo e determinação de cada pessoa ao buscar seus sonhos.

Parabéns ao jovem Otávio, à professora Marinalva, e sucesso a todos os alunos do Marquês!!
Maquetes sobre Relevos
Os alunos do 2º ano da manhã, sob orientação da professora Roseli, confeccionaram maquetes sobre os 3 tipos de relevos: Planalto, Planície e Depressão. O objetivo do trabalho foi a interação em grupo e fixação do conteúdo estudado de forma prática. Desta forma, os alunos estudaram a origem, evolução e os processos que originaram as elevações no relevo.

Parabenizamos os alunos pela bela apresentação das maquetes e à professora Roseli pela dinâmica.
Texto
A professora Eliane Sperandio, e professora Rosalina desenvolveram um belo projeto interdisciplinar (Ciências e Língua Portuguesa), com os alunos dos 6° e 9°anos, a fim de ampliar o repertório dos mesmos para análise e interpretação textual, sobre o real significado da palavra Texto.

Para escrever, devemos tecer o texto, entrelaçar as ideias, formar a trama. E este tecido pode ser sustentável e aí a disciplina de Ciências dá sua contribuição.

Parabéns aos alunos e às professoras!!!

Programa de Aceleração de Estudos
Reunião com os pais do 8ºE que fazem parte do programa de aceleração de estudos onde fizemos o repasse do resultado de final do ano.

Parabéns aos alunos e professores pela dedicação e empenho!!

Meta A no Colégio Marquês de Caravelas
No dia 10/12, tivemos o "META A", um evento onde a comunidade escolar é convidada a assistir atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano. Sob a supervisão e orientação dos professores, foram apresentados música, canto, contos, dança, teatro, exposições de trabalhos e entrega de medalhas para os alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Parabéns a todos os Professores, Equipe Multidisciplinar, Equipe Pedagógica, Direção e Alunos que participaram ativamente!!!

Os alunos puderam mostrar seus talentos e dons, além de refletirem sob questões culturais e sociais!!!








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito