Quantidade de Páginas visitadas

Aula sobre Cidadania
Cidadania e democracia também se aprende e pratica na escola.

Esse trabalho foi desenvolvido para ressaltar a importância da participação de todos na escolha dos governantes.

Foi explicado sobre os cargos políticos e suas devidas funções, bem como, apresentado um vídeo sobre o direito do voto. Após as reflexões, os alunos tiveram a oportunidade de votar utilizando uma urna eletrônica emprestada pelo Cartório Eleitoral.

Houve a participação dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.

O trabalho foi Coordenado pela professora Lisete com auxílio das professoras: Rosemari, Simone, Fátima Comar, Rosalina, Cândida, Roseli, Cláudia, Eliane Sperandio, Neusa e professor Manoel Vidal.








 
Garoto e Garota Marquês 2018
Em comemoração ao JUBILEU DE BRILHANTE, o Colégio Estadual Marquês de Caravelas, realizou o concurso GAROTA E GAROTO MARQUÊS, no dia 09 de agosto de 2018.

Sob a coordenação das professoras Cecília Helena Vechiatto e Marilane de Jesus Ferreira, a pedagoga Nais Consolin e a vice diretora Vera Marcatto, o evento aconteceu no Auditório Hideo Mirata, do Colégio e contou com a participação dos seguintes jurados:

Diretor do Colégio Marquês - Nilson Martins Ribeiro;

Vices diretoras - Vera Marcatto e Lucinéia Domingues;

Modelo profissional e fundadora da Agência de Modelos EMY MODELS - Alcieli Reinauer;

Cineasta apucaranaense - Semi Salomão;

Proprietário da Revista da Cidade de Arapongas - Rodrigo Felici Rodrigues;

Ex-Garoto Marquês 2012, Mister Paraná Universo 2018 e Mister Brasil de Las Americas 2018 - Rodrigo Venâncio;

Advogado, diretor da TV Paraná e diretor geral do programa de modas “Entre Elas” - Alexandre Grassano. Os hostess foram o professor Fernando Martins Pierin e a Professora Fátima Comar.

As 17 candidatas e os 06 candidatos (alunas e alunos), brilharam nas passarelas com suas belezas em trajes esporte e esporte fino.

Os vencedores foram:

Garotas:

1º lugar: Kimberli Amanda Inácio da Rosa - 1°A

2º lugar: Camile Giovana M. de Oliveira - 9°B

3º lugar: Luana Irizotte de Campos - 9°D



Garotos:

1º lugar: Renan Felipe Queiroz de Souza - 3°B

2º lugar: Felipe de Cristo da Silva - 2°C

3º lugar: William Gabriel Agave - 3°B



Patrocinadores:

Jemilly

Agência de Modelos EmyModels

Poupa Cred

Vera Staub

Prof. Marilane

Joias Stonello

Restaurante Novo Sabor

Sueli Presentes

Prof. Sandra Peralta



Candidatas:

Aline Maia dos Santos

Amanda Bargas de Lima

Ariane Fernanda

Beatriz Cordeiro Consulin

Bruna Ortencio

Emily Cristina Vitória de Souza

Gabrielle Gomes de Lima

Heloisa Fernanda Sales

Julia B. Bueno

Julia Santos Cobra

Karla Heloisa Ataide da Silva

Kimberly Amanda da Rosa

Luana Trigotti de Campos

Mayara Cristina Dechan

Mirian De Cristo

Verônica Fernandes dos Santos



Candidatos:

Felipe De Cristo da Silva

Flavio Henrique Raymundo

Renan Felipe Q. de Souza

Richard Henrique de Souza

William Gabriel Agaci

Pedro Augusto Bonugli



Agradecemos a todos os alunos, professores, participantes, familiares e colaboradores desse grandioso evento.









Projeto "Cultura Japonesa"
O Projeto "Cultura Japonesa" contou, também, com o trabalho das professoras de Língua Portuguesa Eliane Sperandio e Jennifer, ao ensinar aos alunos sobre a composição poética do Haikai.

Os alunos criaram seus próprios Haikais que foram colocados em caixinhas para que cada um pudesse retirar um deles para desfrutar da leitura e composição de seus colegas.

Parabéns às Professoras e aos alunos pelo belo trabalho!!!

Foi inspirador!!!!
















 


Projeto Cultura Japonesa
O Projeto Cultura Japonesa foi desenvolvido por vários professores, de diversas disciplinas, as quais desvendaram a história da civilização Japonesa, nos remetendo a cultura do Japão no Brasil.

Durante os 110 anos, da chegada dos japoneses ao Brasil, este povo nos ensinou a conviver com seus costumes. Palavras como: "shiatsu, tatame, karatê, karaokê" e muitas outras foram incorporadas ao vocabulário brasileiro.

São várias as contribuições dos japonesas em nosso país, dentre elas está a gastronomia.

Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o sushi, comida típica japonesa e confeccionaram o Origami "Tsuru", que é uma ave sagrada do Japão. Ela é o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

A professora Lisete, da disciplina de História, ensinou os alunos a confeccionar as aves.

Com o apoio das professoras de Língua Portuguesa Eliane Sperandio e Jenifer, os alunos, aprenderam a escrever o "Haikai", que é um poema curto de 3 versos.

Parabéns à todos os professores que colaboraram na execução do Projeto Cultura Japonesa!!

Parabéns aos alunos pelo envolvimento!!







Jubileu de Brilhante
Projeto Leituras
A Professora Eliane Maria Sperandio realizou, com os 9º anos, o Projeto Leituras.

Durante o mês de julho foi realizado o Projeto: “Conto no Pote” – Conto de Orígines Lessa chamado “As Cores”.

Durante as aulas de Língua Portuguesa os alunos estudaram o Conto em seguida foram criados Potes Temáticos com leitura das Legendas para a exploração da história e por meio do imaginário de cada grupo, apresentaram o Conto para todos os seguimentos da escola: Sala dos Professores, todas as salas de aula, auxiliares 1.

Parabenizamos os alunos e a professora pela excelência e qualidade do projeto!!!

Palestra Motivacional
 

Os diretores e comunidade do Colégio Marquês de Caravelas marcaram presença na palestra motivacional: "Você é o resultado de suas escolhas. Driblando a crise."

A palestra foi no Cine Mauá, no dia 31/07, ministrada pelo Professor Lievore.

Excelente dinâmica e conteúdo do Professor, contribuindo para o enriquecimento cultural e social de todos!
"Projeto Interdisciplinar do Nióbio"
Os alunos dos 9°anos do período matutino do Colégio Marquês de Caravelas foram orientados pela professora Rosalina, da disciplina de Ciências, em um estudo dirigido a respeito do elemento químico Nióbio (Nb). O Projeto se chama: "Projeto Interdisciplinar do Nióbio."

Este elemento é utilizado na fabricação de foguetes, satélites espaciais, turbinas de motores à jato, mísseis e centrais elétricas de aço.

O Brasil detém cerca de 90% das reservas do mundo, assim como exporta toda essa matéria prima.

O estudo, respaldou um trabalho interdisciplinar com a professora Eliane Sperandio, de Língua Portuguesa, que orientou os alunos na criação de Sonetos sobre a importância desse mineral. Paralelamente, foi realizado a modelagem da tabela periódica, para estudar as propriedades químicas dos elementos, sobretudo do Nióbio.

O estudo teve apoio da professora Marilane, da disciplina de Química, que convidou os alunos do 9°A, B, C para apresentar os Sonetos aos estudantes dos 1°anos do Ensino Médio.

Queremos parabenizar as professoras que idealizaram e colocaram em prática, de forma brilhante este importante projeto!!!

Parabéns ao alunos que participaram ativamente no desenvolvimento do projeto e disseminaram o conhecimento científico adquirido!!







 
Diversidade Cultural e Trabalho no Brasil
A professora Rosemari da disciplina de sociologia, desenvolveu um trabalho com os alunos do 1°C sobre Diversidade Cultural e Trabalho no Brasil.

Os estudantes, realizaram uma pesquisa e apresentaram um seminário sobre a diversidade etnocultural e econômica brasileira. Destacando a influência de cada etnia em nossa sociedade e como o trabalho de cada uma contribuiu para a formação do povo brasileiro.

Os alunos identificaram problemas em torno do preconceito e discriminação , que foram debatidos durante cada apresentação.

Parabéns à Professora e aos alunos pelo excelente trabalho!!!!














Arte de Jucá
No dia 22 de junho, foi realizada uma palestra para os 9º anos, ministrada pelo artista plástico, caricaturista, muralista, chargista, xilógrafo, poeta, escritor, cronista, ilustrador e ator cearense, natural de Juazeiro do Norte. Cícero de Andrade, conhecido como Juá Duceará, nascido em 02/12/1968. Ele ressaltou sua trajetória de vida familiar e escolar,

apaixonou-se pela arte e com 7 anos ganhou uma caixa de lápis de cor e começou a desenhar e pintar. Juá, veio para o sul do país, para divulgar sua arte.Ele prefere trabalhar com os murais ao ar livre, usando temas variados como: repúdio e indignação com a política brasileira, bem como a natureza e importância da cultura nordestina. Em suas pinturas, utiliza tintas acrílicas e bisnagas mesclando estilos diferentes.

O artista participou de várias exposições em Juazeiro, participou de concurso em que foi selecionado entre artistas de todo Brasil. participou de três exposições na Alemanha, Áustria e Polônia. Foi convidado para expor seus trabalhos em Miami.

Atualmente está com o projeto "A Arte Embelezando a Cidade" em Arapongas.

Para quem quiser conhecer mais seus trabalhos, acesse o Facebook: Juá Duceará.

Parabenizamos a Professora de Arte, Andréia Garcia C. Boro pelo belo trabalho e iniciativa em trazer o artista no Colégio!











"Jovem Einstein"
Tivemos uma palestra do Professor Dr. Wagner José Martins Paiva Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Ciências-Genética) pela Universidade de São Paulo-USP.

O projeto foi idealizado pela prof. Ms. Marilane de Jesus Ferreira com o título: “Jovem Einstein”, que busca a iniciação científica para os alunos, teve sua primeira etapa com a palestra proferida pelo professor Dr. Wagner José Martins Paiva – UEL - Buscou esclarecer aos alunos algumas diferenças entre pesquisadores e cientistas, e levantou-se a seguinte questão que é: a chamada população "comum" não está familiarizada a jargões científicos, conceitos e teorias complexas enquanto os cientistas/pesquisadores (ou a maior parte deles) não está familiarizada com a comunicação para o grande público.


O Professor finaliza a palestra com a seguinte mensagem:



“ Pesquisem, verifiquem as fontes e desconfiem sempre de títulos fantásticos ou sensacionais. A ciência é um processo humano, democrático e acumulativo e está sempre a espera de novos colaboradores!”

Parabéns à professora Marilane que desenvolveu este belo trabalho junto aos alunos.





 







Arte Rupestre
 

A professora Zaíra realizou um trabalho com os 6º anos, sobre Arte Rupestre.

A Arte Rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos ao ar livre. Este tema sobre a história da arte foi devidamente trabalhado com as respectivas turmas em sala de aula, utilizando textos explicativos e diversas imagens sobre esta temática. Através de do data show, para que os alunos pudessem ter uma melhor aprendizagem.

Os alunos fizeram dois trabalhos distintos:

* Uma composição (desenho) sobre Arte Rupestre no papel kraft amassado.

* Modelagem em argila.

Houve um grande interesse e envolvimento na modelagem em argila, por ser uma atividade diferenciada para eles.

Após os trabalhos concluídos, foi feita uma Exposição no Colégio, com os trabalhos de todas as turmas, para apreciação de todos.

Parabéns à professora e aos alunos pelo belo trabalho desenvolvido!!
A Célula
Sob a orientação da Professora Rosalina da Disciplina de Ciências, os alunos do 8º A, período vespertino, realizaram modelos de células animal destacando as principais organelas. O objetivo deste trabalho foi utilizar os modelos educativos, como instrumento pedagógico para guiar a construção do conhecimento científico sobre os conceitos de células e suas organelas.











V Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente
No dia 14 de março o colégio Estadual Marquês de caravelas realizou o primeiro momento da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. As professoras das disciplinas de Ciências (Rosalina), Língua Portuguesa (Eliane), Geografia (Rosângela e Roseli) e História (Lisete), mobilizaram e orientaram os alunos do ensino fundamental final de como as ações e projetos deveriam ser realizados. Dentre as atividades desenvolvidas destacaram-se: projetos, banner, paródia, desenhos e relatos. Após a apresentação dos projetos, quatro jurados selecionaram três, e por fim escolheram o de melhor aplicabilidade para a comunidade escolar. O evento foi apresentado pela professora de Química (Marilane) que também auxiliou na orientação dos projetos. As fotos e filmagens foram feitas pela professora Yael.

Parabéns a todos os alunos pelos trabalhos desenvolvidos e às professoras envolvidas!!!
Sistemas do Corpo Humano
Para garantir o letramento na disciplina de Ciências, faz-se necessário abordar os conteúdos de forma criativa e desafiadora, a fim de despertar o interesse dos estudantes. Nesse contexto, a Professora Rosalina, abordou alguns conteúdos do 8° ano, turma B, de forma diferenciada. A cada sistema estudado, o aluno realizava seus respectivos desenhos dos Sistemas do Corpo Humano. Material esse, preparado para confecção do modelo do corpo humano.

Na data agendada para prova, cada aluno colocou as partes previamente desenhadas sobre o contorno do seu próprio corpo em um papel Craft. Após a montagem, cada aluno fez uma autoavaliação do trabalho desenvolvido.

Os trabalhos revelaram que os conteúdos estudados, por meio de modelos dos Sistemas do Corpo Humano, despertou no aluno interesse e entusiasmos pelas aulas e facilitou a compreensão dos conceitos.

Parabéns à Professora Rosalina pelo excelente trabalho!!!!

Parabéns aos alunos, que desenvolveram belíssimo trabalho!!!





















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito