Quantidade de Páginas visitadas

Projetos em Física
Os alunos confeccionaram equipamentos físicos sob a orientação da Professora Patrícia Livrari. Parabenizamos os alunos pelos excelentes trabalhos e a professora pela iniciativa!

Aulas de Física
Análise de Redação
Os alunos dos terceiros anos participaram de uma análise da redação nota 1000 do ENEM 2016, feita com a professora Marinalva de Língua Portuguesa. Tivemos a presença do candidato Otávio Augusto Nasser, aprovado em Medicina na Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa. Foram momentos preciosos em que os alunos fizeram perguntas sobre o ENEM, sobre técnicas de estudo, dicas de leitura e escrita da redação, bem como assuntos pertinentes ao estudo e determinação de cada pessoa ao buscar seus sonhos.

Parabéns ao jovem Otávio, à professora Marinalva, e sucesso a todos os alunos do Marquês!!
Maquetes sobre Relevos
Os alunos do 2º ano da manhã, sob orientação da professora Roseli, confeccionaram maquetes sobre os 3 tipos de relevos: Planalto, Planície e Depressão. O objetivo do trabalho foi a interação em grupo e fixação do conteúdo estudado de forma prática. Desta forma, os alunos estudaram a origem, evolução e os processos que originaram as elevações no relevo.

Parabenizamos os alunos pela bela apresentação das maquetes e à professora Roseli pela dinâmica.
Texto
A professora Eliane Sperandio, e professora Rosalina desenvolveram um belo projeto interdisciplinar (Ciências e Língua Portuguesa), com os alunos dos 6° e 9°anos, a fim de ampliar o repertório dos mesmos para análise e interpretação textual, sobre o real significado da palavra Texto.

Para escrever, devemos tecer o texto, entrelaçar as ideias, formar a trama. E este tecido pode ser sustentável e aí a disciplina de Ciências dá sua contribuição.

Parabéns aos alunos e às professoras!!!

Programa de Aceleração de Estudos
Reunião com os pais do 8ºE que fazem parte do programa de aceleração de estudos onde fizemos o repasse do resultado de final do ano.

Parabéns aos alunos e professores pela dedicação e empenho!!

Meta A no Colégio Marquês de Caravelas
No dia 10/12, tivemos o "META A", um evento onde a comunidade escolar é convidada a assistir atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do ano. Sob a supervisão e orientação dos professores, foram apresentados música, canto, contos, dança, teatro, exposições de trabalhos e entrega de medalhas para os alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Parabéns a todos os Professores, Equipe Multidisciplinar, Equipe Pedagógica, Direção e Alunos que participaram ativamente!!!

Os alunos puderam mostrar seus talentos e dons, além de refletirem sob questões culturais e sociais!!!

Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no Marquês
A Equipe Multidisciplinar do Colégio Marquês de Caravelas, promoveu debates, exposições, palestras, desfiles, artesanatos, culinárias, inúmeras estratégias de ações pedagógicas para a construção de uma cultura popular que conhece, reconhece, valoriza e respeita a diversidade étnico-racial e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. Toda a comunidade escolar reconheceu o trabalho desenvolvido como um caminho para construção de uma educação de qualidade.

Projeto "Integrando pela Oralidade - Profissões "
O Colégio Marquês realizou no dia 09 de agosto o Projeto "Integrando pela Oralidade - Profissões ". O evento contou com depoimentos de profissionais dos mais variados campos de atuação, que indicaram suas experiências e os desafios da carreira escolhida. As palestras abordaram campos do trabalho como psicologia, nutrição, arquitetura, direito, engenharia civil, odontologia, fisioterapia, jornalismo, assistência social e farmácia. A Professora, responsável pelo projeto, Liliane Viana Fornel, buscou profissionais das áreas de interesse dos alunos dos terceiros anos do período matutino. A ação teve por objetivo proporcionar aos estudantes uma oportunidade de ouvir e vivenciar tudo que ocorre nas faculdades, graduações e com os profissionais do mercado, além de oferecer embasamento para sua futura escolha profissional.

Teatro Gil Vicente
Como compreender Literatura “Humanismo” sem vivenciar o Teatro de Gil Vicente?

Foi assim através da dramatização que a aprendência deste Período Literário aconteceu. Os primeiros anos do Colégio Marquês de Caravelas, por meio da dramatização, nos apresentou alguns autos como: A farsa de Inês Pereira, O auto da barca do inferno e Auto da Lusitânia.

Semana Pedagógica - julho de 2016.
Nos dias 28 e 29 de julho aconteceu a Semana Pedagógica no Colégio Marquês de Caravelas. No dia 28 o Promotor da Vara da Juventude de Arapongas, Dr Marcos Vinicius Pesente explanou sobre o Programa de Abandono Escolar e esclareceu dúvidas sobre o tema e no dia 29 a Professora Eva Marry falou sobre avaliação. Ambos contribuíram para os estudos propostos pela Secretaria de Educação.

Projeto "Se é meio ambiente, estou no meio"
O Projeto, desenvolvido pela Professora Tatiana de Língua Portuguesa com os alunos do 7 ano C, abordou a situação do meio ambiente e a relação entre meio ambiente e a extinção de determinados animais.

Semana do Trovadorismo
A fim de dinamizar as práticas de leitura literária dentro do contexto escolar e também revelar como a teoria literária pode contribuir para estreitar as inter-relações entre o texto literário e o leitor, aconteceu no Colégio Marquês de Caravelas a Semana do Trovadorismo.

Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a Era Medieval, seus cavalheiros, as damas, o vassalo, a corte, as cantigas... Todo trabalho, inclusive a construção do instrumento musical LIRA que foi realizado pelos alunos do 1º ano B, C, D, E, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Eliane Sperandio.



Brigada Escolar
A Brigada Escolar do Colégio Marquês realizou treinamento para prevenção de incêndio. Os organizadores orientaram os participantes como agirem em caso de incêndio e qual a Rota de Fuga devem seguir. Participaram da simulação: alunos, professores e funcionários.

63º Jogos Escolares do Paraná-Bom de Bola
Os atletas do Colégio Estadual Marquês que participação nos 63°Jogos Escolares do Paraná Bom de Bola foram premiados nas categorias:

- Voleibol Masculino "A" - Vice-Campeões.

- Voleibol Feminino "A" - 3°lugar.

- Futsal Feminino "A" - Vice-Campeão.

Parabéns aos professores: Marcos responsável pelas equipes de voleibol, Lídia e Lucinete responsáveis pelo Futsal Feminino e Denilson com o Futsal Masculino e aos atletas pelo excelente trabalho.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito