Quantidade de Páginas visitadas

Arte de Jucá
No dia 22 de junho, foi realizada uma palestra para os 9º anos, ministrada pelo artista plástico, caricaturista, muralista, chargista, xilógrafo, poeta, escritor, cronista, ilustrador e ator cearense, natural de Juazeiro do Norte. Cícero de Andrade, conhecido como Juá Duceará, nascido em 02/12/1968. Ele ressaltou sua trajetória de vida familiar e escolar,

apaixonou-se pela arte e com 7 anos ganhou uma caixa de lápis de cor e começou a desenhar e pintar. Juá, veio para o sul do país, para divulgar sua arte.Ele prefere trabalhar com os murais ao ar livre, usando temas variados como: repúdio e indignação com a política brasileira, bem como a natureza e importância da cultura nordestina. Em suas pinturas, utiliza tintas acrílicas e bisnagas mesclando estilos diferentes.

O artista participou de várias exposições em Juazeiro, participou de concurso em que foi selecionado entre artistas de todo Brasil. participou de três exposições na Alemanha, Áustria e Polônia. Foi convidado para expor seus trabalhos em Miami.

Atualmente está com o projeto "A Arte Embelezando a Cidade" em Arapongas.

Para quem quiser conhecer mais seus trabalhos, acesse o Facebook: Juá Duceará.

Parabenizamos a Professora de Arte, Andréia Garcia C. Boro pelo belo trabalho e iniciativa em trazer o artista no Colégio!











"Jovem Einstein"
Tivemos uma palestra do Professor Dr. Wagner José Martins Paiva Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Ciências-Genética) pela Universidade de São Paulo-USP.

O projeto foi idealizado pela prof. Ms. Marilane de Jesus Ferreira com o título: “Jovem Einstein”, que busca a iniciação científica para os alunos, teve sua primeira etapa com a palestra proferida pelo professor Dr. Wagner José Martins Paiva – UEL - Buscou esclarecer aos alunos algumas diferenças entre pesquisadores e cientistas, e levantou-se a seguinte questão que é: a chamada população "comum" não está familiarizada a jargões científicos, conceitos e teorias complexas enquanto os cientistas/pesquisadores (ou a maior parte deles) não está familiarizada com a comunicação para o grande público.


O Professor finaliza a palestra com a seguinte mensagem:



“ Pesquisem, verifiquem as fontes e desconfiem sempre de títulos fantásticos ou sensacionais. A ciência é um processo humano, democrático e acumulativo e está sempre a espera de novos colaboradores!”

Parabéns à professora Marilane que desenvolveu este belo trabalho junto aos alunos.





 







Arte Rupestre
 

A professora Zaíra realizou um trabalho com os 6º anos, sobre Arte Rupestre.

A Arte Rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos ao ar livre. Este tema sobre a história da arte foi devidamente trabalhado com as respectivas turmas em sala de aula, utilizando textos explicativos e diversas imagens sobre esta temática. Através de do data show, para que os alunos pudessem ter uma melhor aprendizagem.

Os alunos fizeram dois trabalhos distintos:

* Uma composição (desenho) sobre Arte Rupestre no papel kraft amassado.

* Modelagem em argila.

Houve um grande interesse e envolvimento na modelagem em argila, por ser uma atividade diferenciada para eles.

Após os trabalhos concluídos, foi feita uma Exposição no Colégio, com os trabalhos de todas as turmas, para apreciação de todos.

Parabéns à professora e aos alunos pelo belo trabalho desenvolvido!!
A Célula
Sob a orientação da Professora Rosalina da Disciplina de Ciências, os alunos do 8º A, período vespertino, realizaram modelos de células animal destacando as principais organelas. O objetivo deste trabalho foi utilizar os modelos educativos, como instrumento pedagógico para guiar a construção do conhecimento científico sobre os conceitos de células e suas organelas.











V Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente
No dia 14 de março o colégio Estadual Marquês de caravelas realizou o primeiro momento da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. As professoras das disciplinas de Ciências (Rosalina), Língua Portuguesa (Eliane), Geografia (Rosângela e Roseli) e História (Lisete), mobilizaram e orientaram os alunos do ensino fundamental final de como as ações e projetos deveriam ser realizados. Dentre as atividades desenvolvidas destacaram-se: projetos, banner, paródia, desenhos e relatos. Após a apresentação dos projetos, quatro jurados selecionaram três, e por fim escolheram o de melhor aplicabilidade para a comunidade escolar. O evento foi apresentado pela professora de Química (Marilane) que também auxiliou na orientação dos projetos. As fotos e filmagens foram feitas pela professora Yael.

Parabéns a todos os alunos pelos trabalhos desenvolvidos e às professoras envolvidas!!!
Sistemas do Corpo Humano
Para garantir o letramento na disciplina de Ciências, faz-se necessário abordar os conteúdos de forma criativa e desafiadora, a fim de despertar o interesse dos estudantes. Nesse contexto, a Professora Rosalina, abordou alguns conteúdos do 8° ano, turma B, de forma diferenciada. A cada sistema estudado, o aluno realizava seus respectivos desenhos dos Sistemas do Corpo Humano. Material esse, preparado para confecção do modelo do corpo humano.

Na data agendada para prova, cada aluno colocou as partes previamente desenhadas sobre o contorno do seu próprio corpo em um papel Craft. Após a montagem, cada aluno fez uma autoavaliação do trabalho desenvolvido.

Os trabalhos revelaram que os conteúdos estudados, por meio de modelos dos Sistemas do Corpo Humano, despertou no aluno interesse e entusiasmos pelas aulas e facilitou a compreensão dos conceitos.

Parabéns à Professora Rosalina pelo excelente trabalho!!!!

Parabéns aos alunos, que desenvolveram belíssimo trabalho!!!














Teatro de Bonecos
A Professora Eloísa, da disciplina de Arte, realizou com os alunos do 6ºA, B,C e D, um Teatro de Bonecos, com textos baseados em Contos Africanos.

Parabéns à professora!!!!

Parabéns aos alunos pelo lindo trabalho!!!!



Unidos Contra a Dengue
Unidos Contra Dengue



As professoras Rosalina, da disciplina de Ciências, com a colaboração das professoras Yael, de Educação Física e Zaira, de Artes, realizaram algumas atividades na Semana Nacional de Mobilização do Setor da Educação, Assistência Social e Saúde no Combate ao Aedes Aegypti.

Dentre as atividades realizadas destacaram-se uma pesquisa a nível nacional dos casos de Dengue, Chikungunya e febre Zika para a elaboração de gráficos, mural com slogan, mutirão de limpeza no pátio do colégio, teatro e uma paródia. Seu principal objetivo é o de conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar local para a importância de se fazer a prevenção e o combate do Aedes.

As atividades envolveram os alunos do 6º ano turma D, que realizaram os slogans sobre a Dengue e o mutirão de limpeza no pátio. Alguns alunos do 8º ano turma B, realizaram a pesquisa com a elaboração dos gráficos, e outros participaramdo teatro intitulado “Unidos Contra a Dengue”.
NOSSAS RAÍZES
A Professora Lisete, da disciplina de História, desenvolveu vários trabalhos com os alunos dos 9º anos (ABC), destacando os MOVIMENTOS DE EMANCIPAÇÃO NA ÁFRICA - Luta por justiça, diversidades culturais e divisões políticas, a difícil independência, a história de vida de Nelson Mandela. Na seqüência, a Cultura Afro no Brasil, sua importância e movimentos, ressaltando que o ensino da história e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Brasil, sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. Partindo deste enfoque, chegamos na valorização dos legados afros em nosso dia-a-dia, e como não poderia deixar passar, a culinária (entre outros) foi muito considerado pelos alunos. Atualmente, os pratos e os temperos da cozinha negra fazem parte da nossa alimentação. São saboreados no dia-a-dia e também nas festas populares. Assim, os alunos escolheram um item da culinária africana para sua execução em casa e degustação em sala de aula. Parabéns à Professora Lisete, pela excelente metodologia e aos alunos pela dedicação e empenho no trabalho.
Estudando o Japão
Estudando o início da Civilização japonesa no Japão, nas aulas de História com a Professora Lisete, os alunos dos 6º anos (ABCDE) se interessaram pela cultura japonesa em nossa região, após estudos, pesquisas, debates e reflexões. Os alunos perceberam que a Cultura Japonesa no Brasil é resultado das várias ondas de imigração provenientes do continente asiático com a chegada dos navios. Após as pesquisas e documentários, surgiu o interesse dos alunos pelo origami e foi realizada uma atividade de dobradura (a Pomba da Paz com apoio das professoras de Arte, Heloísa e Patrícia) e uma degustação de um item da culinária japonesa, o sushi, onde muitos apreciaram e aprenderam a valorizar mais uma etnia que faz parte do crescimento do nosso país.
Maquete sobre Átomos
Modelos de átomos elaborados pelos alunos do 9°A, na disciplina de Ciências, sob orientação da Professora Rosalina.

Parabéns pelo belo trabalho!!!
Cápsulas para o Futuro
Após a leitura do livro: "A Mala de Hana" de Karen Levine, o qual mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto e envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia ( atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 40. Os alunos do 6° ano A, B e C produziram um texto que remete às ações que Hana e seu irmão George praticavam até o Holocausto, uma lista do que queriam ser e ter e do que eles não gostavam. E depois enterraram em uma espécie de Cápsulas para o Futuro, e assim quem sabe um dia, irão relembrar o que viveram e evidenciaram durante o período do 6°ano.

A Professora Eliane Sperandio orientou o trabalho inovador com os alunos!!!

Parabéns à Professora e aos alunos pelo envolvimento!!!

Maquete sobre Átomos
Modelos de átomos elaborados pelos alunos do 9°A, na disciplina de Ciências, sob orientação da Professora Rosalina.

Parabéns pelo belo trabalho!!!
Projetos em Física
Os alunos confeccionaram equipamentos físicos sob a orientação da Professora Patrícia Livrari. Parabenizamos os alunos pelos excelentes trabalhos e a professora pela iniciativa!

Aulas de Física







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito